Estava decorrendo o de 1979, quando as várias Corporações de Bombeiros Voluntários do distrito de Portalegre começaram por criar Fanfarras.
Sucedeu que, no referido ano de 1979, era comandante da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Elvas, o Senhor João Renato da Rosa Feiticeiro, que não resistiu à tentação de criar também uma fanfarra na corporação que tão dignamente comandava.
Para isso convidou o Senhor cabo corneteiro de nome José Paulo Canejo, que aceitou o convite, começando por convidar vários elementos do Corpo Ativo, os quais se prontificaram a colaborar, dando-se assim o cumprimento ao desejo do então comandante João Feiticeiro.
Composta esta, que reuniu cerca de 30 elementos, saiu assim pela primeira vez à rua, propriamente à Praça da República em Elvas, no dia 5 de outubro de 1979, para fazer o toque de recolher, dando continuidade ao que os militares desta cidade faziam nas Quintas-feiras, Domingos e Feriados. No seu desfilar era acompanhada por inúmeras pessoas, tanto crianças como adultos o qual veio a criar um grande incentivo, principalmente da parte da pequenagem que mais tarde vieram a rechear as fileiras da nossa fanfarra.
A Fanfarra de Elvas começou então por recorrer vários pontos do nosso país, onde chegou mesmo a ter tanta aceitação da parte do público que, a própria televisão se deslocou a Elvas onde fez um programa televisivo sobre a exibição da fanfarra dos bombeiros voluntários de Elvas.
Os anos iam passando e foi-se verificando que da parte dos adultos pensava-se em dar lugar aos mais novos, criando assim um passatempo para os jovens, maneira de lhes ocupar os tempos livres para não os deixar cair em más tentações.
Ao final de quatro anos o seu fundador começou por preparar o seu substituto o bombeiro de 2ª classe João Augusto Bandeiras Gil para dar continuidade a tão grande esforço da sua parte exercido no início das suas funções.
Hoje em dia a fanfarra de Elvas é composta por uma média de idades entre os 12 e os 30 anos e que desde a sua fundação até ao momento, já participou em encontros de fanfarras, passando por aberturas de festivais folclóricos, festas e romarias, aniversários e inaugurações de quarteis de bombeiros de outras corporações.
Atualmente é chefe de fanfarra o bombeiro de 2ª classe Fernando José Fernandes Ferreira.